até quando vai ser usada máscara?



até quando vai ser usada máscara?





"Até quando será preciso usar máscara contra a Covid-19? "


"Infectologista responde"

"Pessoas que não usam máscara tem de três a quatro vezes mais chances de serem contaminadas pelo novo coronavírus"


O Brasil está ...

...convivendo com a pandemia do novo corona-vírus. Logo, a  máscara não é mais uma novidade do cotidiano das pessoas. Ela se tornou, junto do distanciamento social, medida obrigatória para que o convívio com outras pessoas seja seguro.



Em alguns outros países no mundo, o uso de máscara quando alguém está doente já era comum antes do surgimento da Covid-19 .


É o caso do Japão, cujos cidadão aprenderam, desde o período da gripe espanhola (1918 - 1920), que o acessório é necessário para cuidar de si mesmo e de pessoas ao redor.


No Brasil, esse costume vingou só agora, já que é a primeira vez que o País é atingido por uma epidemia tão forte. Por se tratar de um costume novo, uma das grandes perguntas que ficam na cabeça dos brasileiro é: até quando vou precisar usar a máscara?


A consultora em controle de infecção do Hospital Sino-Brasileiro e responsável pelo serviço de infectologia da Rede D’Or, Raquel Muarrek, as máscaras vieram para ficar. 


O uso da máscara tem que ser rotina 

para quem tem sintomas respiratórios

Talvez a gente consiga parar de usar quando não tiver mais sintoma, mas não tem como dizer com precisão”, explica.


Quem pensa que o uso do acessório será menor depois que uma vacina for aprovada e começar a ser distribuída também está enganado. “A vacina vem para diminuir uma doença grave, mas não vem para diminuir a infecção. Quem diminui a infecção é o tratamento, algo que ainda não temos” diz.


“A gente ainda vai ter muitos casos, só não serão tão graves caso a gente consiga a vacina”, acrescenta Raquel.


Para que seja possível começar a pensar em um Brasil livre da obrigatoriedade do uso da máscara, é necessário que haja uma barreira imunológica — ou seja, que o máximo de pessoas possíveis tenham imunidade, fenômeno que é chamado de imunidade de rebanho. Isso só será possível quando grande parte da população tiver anticorpos contra o novo corona-vírus (Sars-Cov-2).


A médica reforça a importância de pessoas que não apresentam sintomas gripais usarem a máscara neste momento. 

Segundo ela, pessoas assintomáticas ou que contraem o novo corona-vírus de maneira fraca não tiveram o vírus no organismo por tanto tempo a ponto de criarem anticorpos.


Por esse motivo, o organismo cria uma “imunidade cruzada” ou “imunidade por lembrança”. “Só que a gente não sabe até quanto tempo essa imunidade cruzada ou de lembrança dura”, afirma Raquel.


Portanto, até que seja seguro e grande parte das pessoas já tenham formado essa barreira imunológica, é preciso que todas as pessoas façam o uso correto da máscara.


Qual é a máscara ideal e como usá-la corretamente?

Raquel orienta que as máscaras eficazes 

para proteger 

contra o novo corona-vírus 

são as de 

algodão

tricoline 

TNT


Todas essas têm a 

dupla camada 

e um 

forro interno

necessários para conter as gotículas respiratórias ,

 transmissoras da Covid-19.


As máscaras que possuem as camadas corretas podem 

conter até 95%  (noventa e cinco por cento) das 

partículas, enquanto uma que não possui 

contém apenas de 50% a 70%.


Raquel destaca ainda que, mais que o design, é importante que a máscara seja segura

“A máscara tem que ser ideal para o seu rosto, não pode ser só bonita”, reforça. Além disso, é importante que o acessório seja usado corretamente

posicionada na 

metade do nariz 

abaixo do queixo.


Se estiver caindo não serve, porque você vai precisar ajustar com a mão. Ao colocar a mão, a máscara se torna inadequada”, diz. “É preciso manipular a máscara pelo elástico.”


Após a utilização, é importante que as máscaras sejam lavadas com água e sabão

Raquel aconselha que sejam adicionadas na mistura duas a três gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária) em um litro. “É só deixar a máscara submersa por 15 minutos e colocar para secar”, ensina a médica.


Quais as chances de me contaminar com a máscara?

Pessoas que não usam a máscara têm duas a três vezes mais chances de pegar a Covid-19

Essa estimativa salta para três a quatro vezes mais chances se o indivíduo estiver sem máscara em um ambiente fechado com alto nível de transmissão.


Pessoas que usam a máscara de vez em quando ou fazem uso inadequado (deixam a máscara no queixo, não cobrem nariz e boca ou colocam a mão a todo instante) têm duas vezes mais chances de contaminação.


“Um caso leva de dois a três casos. Pense nesses casos se multiplicando, depois triplicando, quadruplicando, e assim por diante. É o que acontece quando alguém não usa a máscara”, explica.


Em quanto tempo devo trocar de máscara?

A infectologista alerta que o ideal é usar a mesma máscara por duas horas

É possível utilizar por quatro horas caso a pessoa não 

estiver em ambiente muito aglomerado

não ande ou não fale

“O ideal é que a pessoa tenha duas a três máscaras para passar o dia”, orienta.


Se for preciso retirar a máscara para fazer refeições, por exemplo, é importante que essa máscara seja descartada

Não se deve guardar no bolso ou deixar na mesa. Reserve um pote para máscaras sujas e outra para máscaras limpas”, sugere Raquel.



Leia também:





fonte: saude.ig.

Fonte: Saúde - iG @ https://saude.ig.com.br/2020-08-01/ate-quando-pessoas-vao-usar-mascara-pandemia-novo-coronavirus-brasil.html

Postar um comentário

0 Comentários